domingo, 7 de agosto de 2016

Resenha do livro Depois de você - Jojo Moyes

Livro: Depois de você
Autor(a): Jojo Moyes
Ano: 2016
Páginas: 320
Editora: Intrísenca
Gênero: Ficção

Sinopse:
Em Depois de você, sequência de Como eu era antes de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga a voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece estar se encaixando, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

Resenha:
Louise nesse livro após passear por Paris, seguir os conselhos de Will e ter sua vida própria, se sente perdida em um apartamento quase vazio em Londres. Trabalha em um bar no aeroporto e gasta grande parte do tempo nele para que não entre em conflito com seus próprios pensamentos no vazio do seu apartamento. Seu refúgio  - dentro do seu próprio apartamento - é um terraço , onde ela se pergunta diversas se era isso que Will queria.
Sua vida começa a mudar a partir do momento em que ela se assusta com uma voz e cai do telhado, ganhando algumas fraturas.
Louise passa um período na casa dos seus pais, se sente cada vez mais perdida na casa deles e mesmo achando que seu apartamento não tem cara nenhuma de algo que ela chamaria de lar, ela prefere ficar lá. Contudo seus pais preocupados com seu estado aceitam deixar ela voltar para seu apartamento com uma condição: que ela frequente o Grupo Seguir em Frente.

Nesse grupo entre tantas histórias ela conhece um adolescente chamado Jake, que sofre tanto pela perda da mãe quanto pelo pai que arrumou um jeito de tentar amenizar seu luto saindo com inúmeras mulheres. Ela conhece Sam, tio do menino e também paramédico que ajudou a socorrer após cair do prédio, e passa grande parte do tempo achando que ele é o pai do garoto. 
Ao voltar para o seu apartamento, em um noite tem uma grande surpresa, a voz que ela escuta quando perde o equilíbrio e cai, agora tem nome e forma, se chama Lilly.
Lilly é uma adolescente problemática, filha desconhecida de Will, que busca conhecer a família paterna e ganhar um refúgio emocional do qual ela não encontra na mãe.
Louise recebe uma proposta de trabalhar em Nova Iorque porém acaba recusando pois Lilly some. A essa altura Lilly esta desiludida por não ter conseguido a atenção que queria tanto da avó paterna quanto do avô paterno.
Louise vive um pseudo relacionamento com Sam, primeiramente carnal mas aos poucos sem que ela admita ela vai se tornando apaixonada por ele, mesmo achando que de uma certa forma esta traindo Will.
Lilly é encontrada por Sam e vai morar com Louise, ela sente que é obrigação dela cuidar da menina e ser útil para alguém  mesmo que não seja sua responsabilidade. Lou então acha que está vivendo uma vida perfeita, satisfazendo a vontade de Will, cuidando de Lilly e mantendo uma amizade colorida com Sam  até o dia em que Lilly faz as pazes com a avó paterna e resolve estudar no internato na cidade dela,passando os finais de semana na casa da avó e visitando Lou somente em alguns feriados e férias , o que a deixa novamente desestabilizada.
Sam também a coloca contra a parede, falando a ela que não quer ser somente mais uma pessoa na vida de Lou e que ela tem que parar de deixar um fantasma - no caso nosso querido Will - entre eles, ela se torna relutante contra o próprio sentimento e por fim após resolver dar um chance ela vai atrás de Sam, mas na hora acaba travando o que mais uma vez leve tudo por água abaixo.
O medo toma conta de Lou, quando Sam toma um tiro na barriga e ela assiste tudo e enfim tem medo de o perder e implora para que ele lute para sobreviver. 

Sam consegue sobreviver ao tiroteio e ela finalmente resolve seguir o que tanto Will tanto pedira a ela antes de morrer: apenas viva.
O livro termina com Lou aceitando o emprego em Nova Iorque e continuando seu romance com Sam,


Conclusão:
Gosto de histórias que tenhas algum tipo de ensinamento e após ler e assistir o filme Como eu era antes de você, senti uma vontade imensa em saber o que acontece a tão querida Louise Clark.
Gosto muito de ressaltar que embora ela tenha vivido apenas 6 meses com Will, o luto e a dor de perder quem amamos é tão intensa quanto perdemos alguém que vive conosco a 30, 40 anos.
O livro lida com a morte,culpa e o famoso seguir em frente após o luto, o que realmente passa em nossas vidas. 
Confesso que esperava um final melhor do livro e continuo na necessidade de saber o que acontecerá  com Louise nessa nova etapa da vida dela mas acho importante a mensagem que o livro passa sobre a superação dela em relação a morte de Will, a conscientização de que mesmo que ela se apaixone e ame outra pessoa, após a morte de Will, não irá significar que ela nunca o amou.
Enfim para quem gosta de livros românticos, assim como eu , ele é uma boa pedida.



Um comentário:

  1. Parece ser muito bom, já tive recomendações deste livro.
    canaleusendoassim.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e caso tenha blog deixe o link também, adorarei te conhecer