quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Parto Normal X Cesária

Eu em particular sempre achei lindo mulheres grávidas mas desde pequena tive medo da hora do nascimento, talvez o modo que a televisão apresenta o parto normal seja tão exibicionista que as vezes da até medo.
Quando eu fiquei gestante eu pensei: e agora como o bebê vai sair?
Tinha tanto medo que eu sonhava até com a hora do parto, pura loucura eu sei mas como sabem na gravidez as mulheres tem seus sentimentos a flor da pele, até que um belo dia em uma consulta do pré Natal, resolvi desabafar com o meu ginecologista Eliseu Tirado, um grande médico e praticamente um psicologo. Lembro que em uma conversa falei para ele "eu não sei como a Alice irá nascer eu tenho tanto medo de não aguentar, de sofrer com a dor, de não conseguir pegar ela depois, tenho medo de morrer e deixar minha filha", ele com muita calma me respondeu " nós iremos te anestesiar em qualquer parto que fará, faremos a cesária em último caso, a cesária é uma cirurgia de grande porte, seu corpo irá precisar de 2 anos para se recuperar e as dores pós parto ficarão por no mínimo 1 mês, faremos de tudo para que você tenha um parto normal e quero que saiba nele você irá sentir um pouco de dor ao dilatar mas assim que estivermos com a dilatação que precisamos te anestesiaremos e você nada vai sentir e não vai sentir dores no pós parto."
Sabe isso de uma certa forma me acalmo, eu não sabia que davam anestesia para partos normais, na minha cabeça a mulher tinha de uma forma sofrida que acabava com o neném nascendo mas que isso as vezes podia durar mais que 12 horas.
Após essa conversa eu abri os olhos para muitas coisas em relação a esse assunto, a cesária é "perfeita" você está ali linda e bela não sentindo absolutamente nada só esperando seu neném nascer mas correndo o risco de ter uma hemorragia desnecessária ou alguma queda de pressão ou até algo mais sério que por vaidade ou medo/falta de diálogo você está se colocando em risco e colocando a vida do neném em risco também afinal o bebê dá sinais quando quer nascer e na cesária (em sua grande maioria) são feitas 2 ou 3 semanas antes de chegar nas 40 semanas de gestação, já o normal é lindo apesar de toda a "dor" que sente você sabe que aquele é o momento, que aquela é a hora que o seu filho(a) quis nascer, é essa a hora.
Não estou dizendo que sou contra a cesária, isso é uma escolhe que você e seu médico irão fazer e também existe inúmeros casos que a cesária é extremamente necessária e vai contra a vontade da mãe mas na minha humilde opinião prefiro sentir "dor" um dia do que 30 dias rs.

Abaixo segue uma imagem ilustrativa do parto normal.. e claro do meu parto bem na horinha que a Alice saiu da barriga *_*



2 comentários:

  1. Nascimento sem cesariana é muito melhor.
    Já pensou o bebê chorando e você com dor no corte da cesária..
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é bem melhor mesmo, mas nem sempre podemos escolher como o bebê irá nascer. beijos

      Excluir

Deixe seu comentário e caso tenha blog deixe o link também, adorarei te conhecer